OS NASO TJER DI

Na região montanhosa de Bocas del Toro, perto da fronteira com Costa Rica, habita um pequeno grupo de índigenas llamados Naso ou Teribes. Enquanto eles reconhecem-se como Naso Tjër Di alguns antropólogos chamam de Tlorios. No passado, também foram conhecidos como Tójar, Terbi, Térraba e Térebe, entre outros.

Habitam as zonas costeiras dos ríos Teribe, Changuinola, San San e Yorkin. Falam a língua Naso e os mais recentes censos panamenhos mencionam que este povo original tem cerca de 3.000 representantes.

Os Naso Tjërdi concentram-se em 27 comunidades ou aldeias, mas por razões administrativas, seis são os principais lugares onde a população está agrupadas: Sansan Druy, Solon, Bonyic, Sieykjing, Siey Llik e Santa Rosa.

Eles são o único povo originario da América que é governado por um rei, parte de uma dinastia hereditária nas mãos da família Santana. Atualmente, seu rei é Reynaldo Santana. No entanto, a escolha do monarca é realizada por voto da comunidade, devendo ser os candidatos da familia mencionada.

O Palácio Real está em Siey Llik, capital da região, e além do Rei, existe o Conselho Geral, que assiste o Rei e também é eleito democraticamente. O Rei não tem funções de controle e administração da justiça, na prática, é um líder comunitário e representante cerimonial do grupo étnico.

Tradicionalmente acreditão em Sbo, Deus supremo e autor da criação do mundo. Também professam veneração respeitada pelo rio Teribe, que eles chamam "Grande Bisavó" e tem servido como apoio para a etnia em geral.

A sobrevivência destes antigos habitantes é baseada na agricultura, envolvendo homens e mulheres. Cultivam banana, arroz, milho, cacau, café e pixbae. Colhem frutas como jobo, graviola, abacaxi, goiaba e frutas cítricas, como laranja, uva e limão.

Da mesma forma, estão envolvidos na caça de subsistência com espingardas, mas muitas vezes usam arco e flecha. Consumem as carnes provenientes do zaino, cervo e coelho pintado. Para a pesca, utilizando linhas com anzóis. Não efectuam criação intensiva de gado, e também críam perus, patos e galinhas.

Os Naso Tjër Di são excelentes artesãos e seus principais produtos são cestos, redes e esculturas em madeira, assim como armas, utensílios domésticos e canoas, e objetos que representam diferentes animais da região.


ARTESANATOS